quinta-feira, 16 de junho de 2011

10º dia: Determinação!


Amo essa animação!
Encontrei-a no youtube há alguns meses atrás, quando falei sobre o tema "Sucesso" e segui a explanação no sentido de que o sucesso é resultado de caráter + determinação + objetIvos.
Como vemos na animação, o Kiwi é persistente! Não desiste de seu sonho: voar! Para isso, enfrenta e ultrapassa suas próprias limitações físicas.

Tenho muitos sonhos, muitos objetivos, muita espectativa sobre meu hoje, meu amanhã, meu futuro. Enfrento também muitos obstáculos... Mas, sinceramente, não sei dizer se sou uma pessoa diligente. Dizem que sou, rsrsrs! 
Segundo o Haouaiss, diligente é uma pessoa que executa algo com zelo, que busca alcançar um fim, que se empenha, esforça-se. Talvez em algumas situações eu seja, em outras eu relaxe... O que, na verdade,  eu gostaria de discutir aqui, é sobre o que é mais importante: nossa vida espiritual.

Mateus 6.33 diz "Busquem primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." O que deve vir primeiro? O reino de Deus. Qual deve ser nossa base para decisões na vida? O reino de Deus. Em que devemos nos basear para planejarmos? O reino de Deus. Como saber se o que eu quero será bom ou ruim para mim? 

É importante, em primeiro lugar, buscarmos conhecer o reino de Deus - e perseverarmos nisso. A Bílbia nos ajuda a entender quem é Deus, quais são os princípios de Seu reino, quais são os obstáculos do reino, quais devem ser as aspirações a que devemos guiar nossas vidas, nossos sonhos, nossos planos. 
Buscar é sinônimo de procurar, de conquistar. Sobre isso, Paulo deixa algo profundo e verdadeiro para nós!

"Não que eu já tenha obtido tudo isso, mas prossigo para alcançá-lo. Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, para o prêmio celestial de Deus, em Cristo Jesus." (Filipenses 3. 12 a 14)

Veja que Paulo, ex-perseguidor e matador dos cristãos, diz que ESQUECE das coisas que ficaram para trás. Ontem mesmo estava lendo uma reportagem sobre a memória, e descobri que existem algumas pessoas que não conseguem esquecer. Antes, essa característica era considerada um dom, algo bom que somente pessoas superdotadas possuíam. Atualmente, é considerada doença. A justificativa é que é importante esquecer! Esquecer o que ficou para trás. É saudável, faz bem ao cérebro, e eu digo mais: faz bem à alma!

Esquecer é necessário, mas isso não nos torna pessoas persistentes, constantes. A diligência (determinação) também requer AVANÇO! Para frente, sempre! Nunca para trás! Veja que Paulo disse "adiante". Aliás, quem avança para trás? Carangueijo? Siri? Até pode ser que estes seres avancem andando para trás, mas vale lembrar também que eles vivem de carniça! Seu principal alimento é a podridão do fundo do mar... Ter atitude determinada, perseverante e firme é conquistar o que vem pela frente e não tentar resgatar lixo e cacos do passado. PROSSEGUIR... a longo prazo!

Ter um ALVO é essencial! Quem eu quero ser? Para onde irei? O que quero fazer daqui há 10 anos? O que eu quero ter? Você se sente à vontade onde está? Seu pensamento está acomodado? É preciso buscar outras coisas, fazer o que nunca se fez, para ter o que nunca se teve! Novos alvos, novas metas... Não apenas a mudança em si, mas uma mudança com significados e cheia de sentidos. Não prometa, tente, faça!

Veja o futuro como bênção, não como responsabilidade apenas sua! Uma vez recebei essa frase por SMS: "Conte com Deus para fazer se seus problemas, uma história de superação!" Na Palavra de Deus, vemos o Rei Davi, homem diligente, perseverante, conquistador, nos deixa dicas para nosso sucesso:  "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá." (Salmo 37.5)

Tenha a o crescimento e a obediência como alvo e como resultado, colherá bênçãos sem medida! "Agrade-se no Senhor, e Ele satisfará o desejo de seu coração." (Salmo 37.4) Quando nosso prazer, nossa satisafação está em Deus, Ele concede os desejos do nosso coração. Essa satisfação resulta de quando persistimos, perseveramos na oração, no jejum, na comunhão, na Palavra, no testemunho, na gratidão, no louvor, na adoração! 
Seja persistente, constante! 

Para terminar, uma frase do livro "21 dias",  dia 10, p. 90: 

"Adiferença entre uma pessoa de sucesso e uma fracassada, é que a pessoa de sucesso faz constantemente aquilo que o fracassado faz de vez em quando." 

Quero ser diligente, determinado, constante, ter atitude, propósitos, ser perseverante, firme e, acima de tudo, CONFIAR na vontade soberana de Deus!

Um comentário:

  1. Ter um ALVO é essencial! Quem eu quero ser? Para onde irei?
    Eu sei o que quero. Quero estar na linha de frente. Com rumo certo, O CÉU e levar muuuuuuuuuuitos comigo, defender o nome de Deus e AUXILIAr os homens e mulheres FIRMES que ele tem levantado.
    Hu, rru

    ResponderExcluir