segunda-feira, 6 de junho de 2011

5° dia... Fé e razão!


"Quando dizer "não", é opção, e a fé me pede um "sim".
Quando eu preciso enfrentar, minha'alma quer fugir.
Eu preciso ser como Abraão e tudo entregar,
ser Isaque e deitar-me sobre as pedras do altar.
É preciso coragem pra subir,
É preciso ter fé pra aceitar.
É preciso ter força e dizer "sim",
e deitar-se sobre as pedras do altar."

       Linda essa música e linda essa história relatada em Gênesis.
      É um exemplo prático entre a fé e a razão que deixa evidente que a Fé transcende a razão, mas não a desqualifica e dela não se pode prescindir.

     As discussões que envolvem FÉ e RAZÃO não são recentes. Há muito tempo, Filosofia, Ciência, Religião, mundo afora discutem esta "dicotomia".
     Pensando sobre o que Deus tem me mostrado nestes dias de "retiro", como bem disse o Pastor Jacson ao me visitar, não vejo Fé e Razão como opostas, mas sim, como uma sendo complemento da outra.
     A fé não é baseada em sentimentos ou emoções, em sensações ou "arrepios". "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem." (Hebreus 11.1). Sendo um firme fundamento, não é um tiro no escuro. Baseamos nossa fé não apenas nas experiências pelas quais passamos ou nas provas que enfrentamos. Buscamos a Deus, o criador, buscamos sua Palavra - a Bíblia, vamos à igreja,  buscamos pastores, amigos, pessoas, sites, blogs (rs), canções, livros, artigos, com a intenção de aprofundarmos ainda mais nosso conhecimento sobre quem somos, sobre quem Deus; sobre QUEM e EM QUE cremos.
     A razão nos ajuda a compreender a fé. A razão é uma ferramenta para melhor crermos e melhor desenvolvermos a nossa fé. A fé precisa ser cultivada e a razão nos ajuda neste sentido. Crer e compreender ajuda a completar nossa fé. II Pedro 1. 5 a 7 diz que devemos acrescentar à nossa fé a ciência e à ciência o domínio próprio. "E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio...". Quem tem fé, tem razão, tem domínio sobre o que crê. É necessário, portanto, desenvolvermos nossa fé.
     Fomos dotados de razão, quando fomos gerados e criados por Deus. A fé é um dom. Tem fé, aquele que vive, que pratica o dom que recebeu. A fé vem pelo "ouvir" e, para alguns, pelo que vêem ou vivenciam. Ela transcende - ultrapassa - a razão.   Algumas vezes, a fé entrará em choque com nossa razão, com aquilo que sempre cremos, sempre ouvimos, paradigmas cheios de razão aos quais nos apegamos.
     Por isso, "devemos estar sempre preparados para responder a todos aqueles que vos pedirem a RAZÃO da vossa fé" (I Pedro 3:15). A fé deve ser racional também, é necessário saber explicá-la. Em que creio? Por que creio? Quem é Deus? Quem é Cristo? Todos são filhos de Deus? Por que Jesus morreu? Ele voltará? Por que sou evangélico? Para onde vou depois de morrer? E se o mundo acabar hoje? 
       Cristo é a razão da minha fé. Por isso, a minha fé tem razão.   
     Ter fé é tomar a decisão de crer e saber explicar por que crê. Aquilo que você ouve, vê, fala e vive caracteriza se a fé está em ação dentro e fora de você. E, muitas vezes podemos explicar nossa fé apenas com atitudes - testemunho prático. 
      Decida HOJE em "quem" crer, em  "o que" crer, "como" crer, "porque" crer e "para que" crer. E viva com fé, todos os dias, trancendendo, ultrapassando limites, vivendo o impossível, desfrutando de bênçãos e cuidados de um Pai amoroso que efetua em nós - pela fé em Jesus - tanto o querer, como o realizar! (Filipenses 2. 13) 
 "EU NÃO POSSO, MAS DEUS PODE, SE EU DEIXAR."
(fé e razão = bênção)
(Gracias, Cezar!)


 

Um comentário:

  1. AMado, a fé.
    A fé, é simplesmente o que me move.
    O Que me dá razão para continuar...
    A fé, pequena a palavra né.
    Mas de grande eficácia quando usada.
    Q Deus enriqueça-o de Conhecimento e fortaleça a sua fé, mais e mais.

    ResponderExcluir