quarta-feira, 8 de junho de 2011

7º dia... Decisões!

Não é fácil tomar decisões.
Precisamos estar muito bem pautados e embasados em muitas coisas para decisões que tomamos.
Muito do que vivemos, são frutos das decisões que tomamos - ou deixamos de tomar.
Neste dias, tenho aprendido que decidir, não é nada mais, nada menos que arriscar o correto. Estranho? Sim, parece estranho, mas, toda decisão é um passo incerto em direção àquilo que tomamos / cremos como certo. Certa vez li que quando decidimos algo com a cabeça fria e coração aberto, acertamos.
É essencial que busquemos fontes dignas de verdade, confiança e segurança para decidirmos o que pensamos. 

A Bíblia tem sido meu manual de fé e prática de vida - pelo menos tenho buscado isso. Dela, tirei 4 passos para decidir...

A primeira atitude é a ORAÇÃO. "Falar com Deus é um privilégio... abrir-lhe a alma." Jesus nos deu esse exemplo, essa "dica": “Naqueles dias, Jesus retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.” (Lucas 6:12). Temos o exemplo mais claro de busca a Deus, vindo de Seu próprio Filho. E, mais importante do que falar com Deus por meio da oração, é OUVIR o que Ele nos diz. Deus fala sempre, nós é que ouvimos quando queremos, ou apenas quando necessitamos. 

Para decidir, necessitamos de SABEDORIA. “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:5-8)
Veja que a Bíblia diz que Deus dá liberalmente a sabedoria. Ela vem lá do alto. É mais preciosa que ouro ou pedras preciosas. Ninguém pode tirá-la de nós.

Também em Provérbios 3: 5 e 6, vemos que a CONFIANÇA é outra característica fundamental na tomada de decisões: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
É tão precioso este versículo, pois mostra que temos uma "hipoteca", uma "garantia" quando tomamos decisões com confiança no Senhor: Ele endireitará as tuas veredas. Ou seja, Deus é tão maravilhoso e misericordioso que pode nos ajudar se a decisão não for tão acertada assim! Aleluia!

Vejo também como rico fundamento a FIRMEZA. Precisamos honrar nossas decisões.“Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não" (Mateus 5.37). Quando decidirmos algo, precisamos ser firmes naquilo que decidimos. Não ao ponto de não reconhecermos, que erramos, ou que deveríamos ter pensado mais e melhor antes de tomar a decisão, mas no sentido de arcar com as consequências, de assumir aquilo que escolhemos, com a possibilidade, claro, de decidirmos melhor...

Gosto de uma "parábola" sobre decisão...

O SÁBIO E O PÁSSARO
Conta-se que certa feita um jovem maldoso e inconseqüente resolveu pregar uma peça em idoso e experiente mestre, famoso por sua sabedoria.
Quero ver se esse velho é realmente sábio, como dizem — pensou — Vou esconder um passarinho em minhas mãos. Depois, em presença de seus discípulos, vou perguntar-lhe se está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, eu o esmagarei e o apresentarei morto. Se ele falar que está morto eu abrirei a mão e o pássaro voará.
Realmente, uma armadilha infalível, como só a maldade pode conceber. E lá se foi o jovem mal-intencionado com sua armadilha perfeita. Diante do ancião acompanhado dos aprendizes, fez a pergunta fatal:
—Mestre, este passarinho que tenho preso em minhas mãos, está vivo ou morro?
O sábio olhou bem fundo em seus olhos, como se examinasse os recônditos de sua alma, e respondeu:
—Meu filho, o destino desse pássaro está em suas mãos.
____ 

Somos os responsáveis pelas decisões que tomamos. O futuro é construído pelas decisões que tomamos hoje. Ser infeliz, por exemplo, é uma decisão. Amar, perdoar, vingar-se, são decisões. Nossas decisões definem quem somos e o que nos tornaremos.

Quando fixamos nossos olhos em Deus e não em nós ou nossas circustâncias, tomamos as decisões corretas que determinarão nosso futuro.

Que sejamos como o profeta Isaías e digamos: “O Senhor Deus me ajuda; portanto não me sinto confundido." (Isaías 50:7)

  AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário